Mensagem de Páscoa de Dom Pedro Carlos Cipollini
Bispo de Santo André – SP
A todos os irmãos e irmãs que lerem esta mensagem desejo paz e alegria no Senhor Jesus Cristo ressuscitado.
Após percorrer o itinerário quaresmal e a semana santa, chegamos ao momento culminante e aí está Jesus vitorioso. Ele nos precede na sua vitória total sobre o pecado e seu fruto: a morte. Na liturgia que celebramos ouvimos o insistente convite: alegrai-vos! É possível? Temos motivos para nos alegrar em meio a tantos dramas e tragédias do dia a dia?
Muitas vezes somos levados a pensar que nossa fé se opõe à felicidade. A cultura moderna nasceu com a suspeita de que Deus se opõe à felicidade do homem. Mas isto não é verdade. Ninguém é mais feliz do que aquele que segue Jesus de verdade, ou seja, o cristão autêntico. Jesus ressuscitado se apresenta como o amigo da felicidade. Esta felicidade que todos buscam sem nem mesmo crerem, muitas vezes, se é possível alcança-la realmente.
Neste dia em que celebramos a páscoa, não basta para nós saber que a felicidade eterna está garantida, após passar com fé, pelas sombras da morte. Páscoa é também certeza de que esta vitória sobre a morte já começa aqui, no hoje, no agora do meu dia a adia; E vai num crescendo até atingir seu ápice, passando pela morte e saindo do outro lado, imersos na luz de Cristo: vitória total da vida que se torna eterna.
Só podemos levar Jesus a sério se nos convencermos de que Ele e a prática de sua Palavra, nos proporcionam o que nos falta para encontrar a felicidade verdadeira. E Jesus nos ensina que a felicidade não é algo fabricado por nós mesmos, mas é um presente de Deus, a felicidade provém de Deus, deste Deus que é amor misericordioso.
Jesus Cristo ressuscitado pode dar-nos a felicidade, não o bem estar e contentamento, o prazer e a saciedade somente. Felicidade é chamada de paz na linguagem bíblica. O que Jesus anunciou e que se realiza plenamente na páscoa, é uma plenitude de verdade e de vida que se encontra no coração das pessoas. Isto as leva à plenitude do encontro com Deus no último dia, quando Ele nos libertará totalmente.
Irmãos e irmãs, para entendermos e viver plenamente a páscoa devemos partir do que Jesus ensinou: “Buscai primeiro o Reino de Deus e tudo o mais vos será dado por acréscimo” (Mt 6,33). Nós buscamos a felicidade plena através da felicidade provisória do dia a dia, proporcionada por nossa fé assumida e praticada. A felicidade do presente é semente e germe da felicidade futura que será plena.
Quero abençoar todos os diocesanos, todos vocês que buscam Jesus de coração sincero em meio a muitas dificuldades e dramas diários da vida. Ele está conosco! Sua ressureição é vida nova e plena. Ele nos carrega consigo para partilhar conosco a sua vitória. Em nome de Jesus sejam todos abençoados.
FELIZ PÁSCOA!