O Batismo é o fundamento de toda vida cristã, é a porta da vida espiritual, que dá acesso aos outros sacramentos. Neste sacramento passamos a fazer parte do Corpo de Cristo, a Igreja e assumimos a missão de ser sal da terra e luz do mundo.

 

Quem pode receber o batismo? Pode-se batizar novamente?

O batismo é um sacramento que só pode ser recebido uma única vez, portanto, destina-se somente aqueles que não foram ainda batizados, sejam adultos ou crianças.

 

Quem pode ser padrinho e/ou madrinha?

Os padrinhos (padrinho e madrinha) são pessoas muito importantes na vida do batizado.

Muitas vezes escolhe-se o “parça” do futebol ou de outras atividades, a “miga” confidente do momento, mas com o passar dos anos algumas relações se desfazem e os filhados igualmente ficam sem aqueles que deveriam ser referência para eles.

A escolha do casal (casados na Igreja Católica Apostólica Romana ou solteiros), ou de apenas uma pessoa (o Código de direito Canônico abre a possibilidade de ser apenas um) é de extrema importância, com isso, pense bem na escolha, não olhando apenas para o momento presente, mas em vista do futuro.

Os padrinhos devem ter no mínimo 16 anos completos, serem pessoas que possam dar bom testemunho, seja no âmbito da fé, quanto na sociedade, que ajudem o batizado em sua caminhada e na vida espiritual.

Considerando tudo isso, ninguém oferece aquilo que não possui, então, somente padrinhos devidamente batizados podem “oferecer” a seu afilhado(a) o batismo, o caminho de fé que assumiram e buscam trilhar.

 

Documentos necessários

Original e cópia da certidão de Nascimento da criança;

Cópia do RG dos Padrinhos;

Nome e telefone do padrinho ou madrinha de consagração (se houver);

Original e cópia da certidão de casamento religioso dos pais (caso sejam casados) e dos padrinhos (caso não sejam solteiros);

Original e cópia do certificado do Encontro de preparação para o Batismo (curso de batismo).

 

Encontros de Preparação para o Batismo e dos Batizados

Os encontros começam 13h30 e vão até as 18h.

Os batizados ocorrem após a missa das 8h, contudo, pede-se aos pais e padrinhos que participem da celebração, visto que é  dever de todo cristão  participar das missas todos os domingos.

Datas para Encontros e Batizados consultar secretaria paroquial.

 

Mais informações: 

Praça do Carmo, S/Nº – Centro – Santo André/SP – CEP: 09010-020
Tel/Fax: +55 11 4436-7988
WhatsApp: +55 11 99726-0112
Email: catedral@diocesesa.org.br