Catedral Nossa Senhora do Carmo

Batizados

É o Batismo que faz de nós cristãos e nos introduz na Igreja e, pela graça, faz-nos nascer para a vida divina.

O sacramento

O Batismo é o fundamento de toda vida cristã, é a porta da vida espiritual, que dá acesso aos outros sacramentos. Neste sacramento passamos a fazer parte do Corpo de Cristo, a Igreja e assumimos a missão de ser sal da terra e luz do mundo.

Quem pode receber o batismo? Pode-se batizar novamente?

O batismo é um sacramento que só pode ser recebido uma única vez, portanto, destina-se somente aqueles que não foram ainda batizados, sejam adultos ou crianças.

Quem pode ser padrinho e/ou madrinha?

Os padrinhos (padrinho e madrinha) são pessoas muito importantes na vida do batizado. Muitas vezes escolhe-se o “parça” do futebol ou de outras atividades, a “miga” confidente do momento, mas com o passar dos anos algumas relações se desfazem e os filhados igualmente ficam sem aqueles que deveriam ser referência para eles.

A escolha do casal (casados na Igreja Católica Apostólica Romana ou solteiros), ou de apenas uma pessoa (o Código de direito Canônico abre a possibilidade de ser apenas um) é de extrema importância, com isso, pense bem na escolha, não olhando apenas para o momento presente, mas em vista do futuro. Os padrinhos devem ser pessoas que possam dar bom testemunho, seja no âmbito da fé, quanto na sociedade, que ajudem o batizado em sua caminhada e na vida espiritual.

Considerando tudo isso, ninguém oferece aquilo que não possui, então, somente padrinhos devidamente batizados podem “oferecer” a seu afilhado(a) o batismo, o caminho de fé que assumiram e buscam trilhar. É necessário que pais e padrinhos sejam católicos e tenham recebido o Sacramento do Batismo.

Horários dos batizados

Os batizados ocorrem aos sábados às 10h

Curso preparatório

Os cursos preparatórios para os batizados ocorrem _______

Curso preparatório

Na secretaria da catedral de Seg à Sáb das 09h às 17h

Condições para batizar uma criança

Pais e padrinhos batizados na igreja católica, que tenham recebido o sacramento do matrimônio e que não tenham abandonado a fé católica. Caso contrário é necessário informar a secretaria para devidas providências.

Documentos necessários

• cópia de certidão de nascimento da criança.
• cópia do rg dos pais e padrinhos.
• cópia da certidão de casamento religioso dos pais e dos padrinhos